top of page

AGEUSIA

Ageusia é um distúrbio do paladar caracterizado pela sua perda. Esta perda total de paladar pode ser localizada apenas numa região da língua (como é o caso da hemigeusia) ou ser específica para apenas um dos cinco gostos principais. Existem muitos outros distúrbios do paladar que não devem ser confundidos, como a hipogeusia, a disgeusia, a fantageusia, parageusia: [9-11]

 

 

 

                                                   Ageusia

                                                   Hemigeusia

                                                   Hipogeusia

                                                   Disgeusia

                                                   Fantageusia

                                                   Parageusia

Perda total do paladar

Perda total do paladar localizada num lado da língua

Perda parcial do paladar

Diminuição ou alteração do paladar

Alucinação gustativa

Sensação de mau paladar na boca

A ageusia pode levar a uma diminuição do apetite ou a uma alteração dos hábitos alimentares e, consequentemente, a uma desnutrição ou até mesmo, em casos mais extremos, a anorexia e/ou depressão. Por estes motivos, não deve ser desprezada ou desvalorizada. [12]

Frequência dos distúrbios de paladar


Vários estudos têm surgido com o intuito de saber qual a frequência de distúrbios no paladar. Apresentaremos um estudo realizado na Basileia, Suiça, em Outubro de 2010, com o objectivo de examinar a frequência de transtornos gustativos numa grande amostra de indivíduos da população em geral de diferentes idades.

 

Foram seleccionados 761 indivíduos saudáveis, 464 mulheres e 297 homens, com idades média de 35,8 anos ± 19,3, variando de 5-89 anos.

Antes do ensaio, todos os sujeitos preencheram um questionário com dados sociodemográficos como idade e sexo, tabagismo, doenças gerais, medicamentos e avaliações de função gosto.

 

Foi realizado o teste das tiras gustativas, com 4 intensidades diferentes de cada sabor – doce, azedo, salgado e amargo, sendo que o umami não foi testado porque a maioria dos europeus não estão familiarizados com ele. Surgiram os seguintes resultados, baseados na quantidade de sabores que os indivíduos acertaram quando lhes perguntado que sabor sentiam:

Denota-se pelo gráfico de barras que nenhum individuo acertou menos do que dois sabores em duas tiras gustativas, indicando que não teriam ageusia.

 

Concluiu-se neste estudo que a ageusia é muito rara, podendo ocorrer em uma ou duas pessoas por cada 1000. [13]

Tem ageusia? Partilhe a sua experiência. 
bottom of page